Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on twitter
Energia solar on grid e off grid

Qual a diferença entre energia solar on grid e off grid?

Energia solar on grid e off grid são as duas principais alternativas em geração de energia elétrica proveniente da luz solar em residências ou unidades comerciais.

Elas são parte da imensa rede de geração distribuída que, segundo a Absolar, representa 97,9% da potência instalada de microgeração em energia solar no Brasil.

Tamanha representatividade já sinaliza para as vantagens de ambos os sistemas, embora a geração centralizada também tenha benefícios.

Neste artigo, vamos conhecer melhor como cada um desses sistemas funciona, apresentando seus prós e contras para ajudar você a tomar uma decisão consciente.

Continue lendo até o final! 

Energia solar on grid e off grid: conheça e compare

Ao considerar a instalação de painéis fotovoltaicos, é necessário pesar certos fatores para escolher o sistema adequado.

Por exemplo: quem mora na região Sul do Brasil, em que o clima é mais frio durante uma parte do ano e a incidência de raios solares não é tão intensa no inverno, é mais recomendado contar com um sistema conectado à rede pública de energia.

Se a instalação das placas solares for feita no Nordeste, onde o sol brilha forte quase o ano todo, essa demanda diminui, motivando a aquisição de um sistema independente.

A partir dessas considerações, o próximo passo é decidir pelo modelo de geração conforme o tipo de conexão com a rede pública, como veremos a seguir.

O que é o sistema on grid?

Sistemas on grid são ligados em rede, ou seja, o sistema de geração de energia fotovoltaica se conecta à rede de distribuição de energia pública.

O que isso resulta na prática?

Nesse caso, a energia excedente produzida pelas placas que passa pelos inversores, gerando corrente alternada, pode ser redirecionada para a rede da concessionária.

Por sua vez, essa energia que sobra gera créditos para quem produz, podendo ser consumida no prazo de até cinco anos.

Como o sistema é conectado à rede pública, ele demanda um investimento menor, dispensando a instalação de baterias de armazenamento.

O que é o sistema off grid?

Já os sistemas off grid, ou fora da rede, se caracterizam por não serem ligados à rede de distribuição administrada pelas concessionárias.

Dessa forma, toda energia elétrica que não for consumida pela unidade geradora deverá ser armazenada em baterias.

Não são gerados créditos, mas a energia que sobra pode ser consumida livremente.

Em contrapartida, sistemas off grid apresentam um custo de instalação maior, em razão da alta tecnologia aplicada às baterias.

Qual a diferença entre energia solar on grid e off grid?

A principal diferença entre energia solar on grid e off grid é a destinação da energia excedente.

No primeiro modelo, tudo que sobra é revertido para a rede pública, gerando assim créditos por parte da concessionária.

O off grid já é um sistema 100% independente, no qual toda a energia gerada é sempre consumida pela unidade geradora, mesmo em sistemas de geração compartilhada.

Vantagens do sistema on grid

Por ser um sistema conectado à rede pública, o on grid é indicado para locais onde a incidência de raios solares não é tão intensa.

Dessa forma, quando a produção de energia estiver mais baixa, o consumo não será afetado, já que a demanda poderá ser suprida com a energia vinda da concessionária.

Essa é uma alternativa mais adequada para quem vive em zonas metropolitanas ou nas quais a concessionária local disponibiliza um serviço regular.

Contudo, pode não ser a melhor solução em regiões que apresentam instabilidades no fornecimento, em especial aquelas de acesso mais remoto.

Vantagens do sistema off grid

Embora o custo de instalação do sistema off grid seja mais alto, ele é a melhor escolha quando a rede pública não está disponível ou se apresenta instável.

Para quem vive em regiões com alta incidência de luz solar, pode representar a autossuficiência de energia elétrica, dispensando a intervenção de concessionárias.

Com o tempo, o investimento realizado se paga com a economia em tarifas.

Por outro lado, todos os custos de manutenção ficam por conta dos responsáveis pela unidade geradora ou consórcio.

Energia solar on grid e off grid: qual o melhor?

Como em todo projeto de geração de eletricidade fotovoltaica, a energia solar é sempre uma alternativa econômica, limpa e segura, seja on grid ou off grid.

O que não pode deixar de ser levado em consideração são, principalmente, os custos de instalação e a confiabilidade da concessionária em relação ao fornecimento.

Seja qual for sua escolha, conte com a Sirius e nossas soluções para projetos fotovoltaicos com a tecnologia mais moderna e maior segurança.

Se você é integrador, faça seu cadastro com a gente!

O Autor

Especialista Sirius

Cadastre-se na Sirius!

A Sirius criou este conteúdo para ajudar você, integrador, a se manter atualizado sobre o mercado de energia solar. Faça agora seu cadastro, se torne parceiro de uma das melhores fornecedoras de insumos para projetos fotovoltaicos e aproveite vantagens como:

  • Garantia direta com a Sirius
  • Programa de fidelidade
  • Parcerias com bancos e financeiras
  • Encontro de parceiros
  • Suporte técnico personalizado
  • Frete diferenciado
  • Atendimento humanizado.
Mais artigos da Sirius

Seja um parceiro Sirius!

Com a Sirius, você trabalha com uma empresa séria, focada em oferecer excelência na qualidade de seus produtos e serviços, investe em um dos negócios que mais crescem no Brasil, utilizando uma fonte inesgotável de energia e com retorno garantido para o cliente. Além disso, sua empresa recebe suporte técnico continuo e gratuito.