Você saberia dizer qual a melhor posição para placas solares, considerando a sua localização e a direção da nascente e poente solar?
Ao integrar um sistema de geração de energia fotovoltaica, a primeira providência a ser tomada é garantir uma posição que garanta o máximo de geração de energia.
Continue a leitura e saiba o que fazer!
O primeiro fator a se considerar no momento de escolher a direção para onde as placas solares deverão se voltar é o hemisfério.
No nosso caso, estamos no sul, o que significa que a direção norte é a mais indicada para posicionar placas fotovoltaicas.
A razão para isso é o trajeto que o Sol percorre do ponto em que nasce, no leste, até o oeste, onde se põe.
Entre um ponto e outro, há sempre uma inclinação, voltada para o norte nos países no hemisfério sul e para o sul, nos países do hemisfério norte.
E o que acontece, por exemplo, se as placas estiverem voltadas para outras direções?
Nesse caso, estima-se que haja uma perda na eficiência energética de 12% a 20%, caso esteja voltada para leste ou oeste e de 3% a 8%, se estiverem direcionadas para nordeste ou noroeste.
A direção sul, portanto, é contraindicada para a instalação porque, naturalmente, ela vai na “contramão” da luz solar, sendo somente viável para locais na região Norte do Brasil.
A escolha da melhor posição para instalação de placas fotovoltaicas serve para aproveitar ao máximo a incidência da luz solar.
Sendo assim, quanto mais frontal for essa incidência, mais radiação elas receberão, produzindo assim mais energia.
Dessa forma, além da direção, é preciso considerar também a latitude da cidade, que nada mais é do que a posição que ela ocupa em relação ao globo terrestre.
No Rio de Janeiro, por exemplo, ela é de 22º, o que significa que essa deverá ser a inclinação das placas fotovoltaicas.
E se não for possível instalar nesse ângulo, o ideal é procurar sempre uma inclinação menor, evitando angulações mais fechadas.
Esse é um cuidado válido para quem tem lajes ou telhados com diferentes ângulos, embora isso possa ser compensado pela própria estrutura utilizada para dar suporte às placas.
Outro aspecto importante a ser considerado é a incidência de sombra que, como tal, reduz a eficiência energética do equipamento.
Nesse sentido, muito ajuda se a escolha for por uma tecnologia moderna, como a MLPE, que busca a maior potência para o funcionamento de cada módulo e garante o rendimento mesmo quando há diferenças na geração entre painéis do mesmo sistema.
Resumindo o que vimos até aqui, para saber qual a melhor posição para placas solares, será preciso considerar:
Outro fator importante na hora de instalar placas solares é a tecnologia e eficiência do fornecedor em projetos fotovoltaicos.
Nesse caso, a melhor escolha é ser um parceiro da Sirius.
Fabricamos e distribuímos módulos com diferenciais estéticos (conheça um dos módulos fullblack) e de geração (bi-facial e grafeno).
Somos parceiros dos maiores fornecedores de células e compostos tecnológicos do mundo, como ZNShine, Jollywood e Tongwei, garantindo o que há de melhor em projetos de geração de energia solar.