Qual a melhor posição para placas solares

Qual a melhor posição para placas solares e como fazer essa definição

Você saberia dizer qual a melhor posição para placas solares, considerando a sua localização e a direção da nascente e poente solar?

Ao integrar um sistema de geração de energia fotovoltaica, a primeira providência a ser tomada é garantir uma posição que garanta o máximo de geração de energia.

Continue a leitura e saiba o que fazer!

Qual a melhor posição para placas solares?

O primeiro fator a se considerar no momento de escolher a direção para onde as placas solares deverão se voltar é o hemisfério. 

No nosso caso, estamos no sul, o que significa que a direção norte é a mais indicada para posicionar placas fotovoltaicas.

A razão para isso é o trajeto que o Sol percorre do ponto em que nasce, no leste, até o oeste, onde se põe.

Entre um ponto e outro, há sempre uma inclinação, voltada para o norte nos países no hemisfério sul e para o sul, nos países do hemisfério norte. 

E o que acontece, por exemplo, se as placas estiverem voltadas para outras direções?

Nesse caso, estima-se que haja uma perda na eficiência energética de 12% a 20%, caso esteja voltada para leste ou oeste e de 3% a 8%, se estiverem direcionadas para nordeste ou noroeste.

A direção sul, portanto, é contraindicada para a instalação porque, naturalmente, ela vai na “contramão” da luz solar, sendo somente viável para locais na região Norte do Brasil. 

Qual inclinação ideal para placa solar?

A escolha da melhor posição para instalação de placas fotovoltaicas serve para aproveitar ao máximo a incidência da luz solar.

Sendo assim, quanto mais frontal for essa incidência, mais radiação elas receberão, produzindo assim mais energia.

Dessa forma, além da direção, é preciso considerar também a latitude da cidade, que nada mais é do que a posição que ela ocupa em relação ao globo terrestre.

No Rio de Janeiro, por exemplo, ela é de 22º, o que significa que essa deverá ser a inclinação das placas fotovoltaicas.

E se não for possível instalar nesse ângulo, o ideal é procurar sempre uma inclinação menor, evitando angulações mais fechadas.

Esse é um cuidado válido para quem tem lajes ou telhados com diferentes ângulos, embora isso possa ser compensado pela própria estrutura utilizada para dar suporte às placas.

Outro aspecto importante a ser considerado é a incidência de sombra que, como tal, reduz a eficiência energética do equipamento.

Nesse sentido, muito ajuda se a escolha for por uma tecnologia moderna, como a MLPE, que busca a maior potência para o funcionamento de cada módulo e garante o rendimento mesmo quando há diferenças na geração entre painéis do mesmo sistema.

👉 A Sirius trabalha exclusivamente com a tecnologia MLPE e somos especialistas no assunto. Se você é integrador, faça seu cadastro com a gente!

Como definir a melhor posição para placas solares?

Resumindo o que vimos até aqui, para saber qual a melhor posição para placas solares, será preciso considerar:

  • A possibilidade de apontar as placas para o norte
  • A latitude da cidade
  • A incidência de sombras
  • Jamais instala-las voltadas para o sul.

Outro fator importante na hora de instalar placas solares é a tecnologia e eficiência do fornecedor em projetos fotovoltaicos.

Nesse caso, a melhor escolha é ser um parceiro da Sirius.

Fabricamos e distribuímos módulos com diferenciais estéticos (conheça um dos módulos fullblack) e de geração (bi-facial e grafeno).

Somos parceiros dos maiores fornecedores de células e compostos tecnológicos do mundo, como ZNShine, Jollywood e Tongwei, garantindo o que há de melhor em projetos de geração de energia solar.

Faça seu cadastro!

O Autor

Especialista Sirius

Cadastre-se na Sirius!

A Sirius criou este conteúdo para ajudar você, integrador, a se manter atualizado sobre o mercado de energia solar. Faça agora seu cadastro, se torne parceiro de uma das melhores fornecedoras de insumos para projetos fotovoltaicos e aproveite vantagens como:

  • Garantia direta com a Sirius
  • Programa de fidelidade
  • Parcerias com bancos e financeiras
  • Encontro de parceiros
  • Suporte técnico personalizado
  • Frete diferenciado
  • Atendimento humanizado.
Mais artigos da Sirius

Seja um parceiro Sirius!

Com a Sirius, você trabalha com uma empresa séria, focada em oferecer excelência na qualidade de seus produtos e serviços, investe em um dos negócios que mais crescem no Brasil, utilizando uma fonte inesgotável de energia e com retorno garantido para o cliente. Além disso, sua empresa recebe suporte técnico continuo e gratuito.