fbpx
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on twitter
Tecnologia MLPE

MLPE: a tecnologia dos sistemas de energia solar fotovoltaica

Você sabe por que a tecnologia MLPE é a preferida em projetos fotovoltaicos?

Com ela, os sistemas de energia solar podem ser ainda mais eficientes, flexíveis e seguros.

Entenda neste texto o que é MLPE, como funciona e descubra vantagens de sua utilização.

O que é MLPE?

MLPE é uma tecnologia utilizada em sistemas fotovoltaicos, que transformam a luz solar em energia elétrica.

A sigla vem do inglês Module-Level Power Electronics e significa eletrônica de potência no nível do módulo, em tradução para o português.

Na prática, isso quer dizer que a MLPE consiste em uma divisão da produção e monitoramento de energia módulo a módulo.

Ou seja, cada módulo gera energia de forma individualizada e não tem seu desempenho afetado por outros painéis.

A tecnologia atua junto ao inversor, que é um dos principais componentes do sistema, ao lado de estrutura, módulos e cabos.

O inversor realiza a conversão da energia gerada pelos módulos (em corrente contínua – CC) para o padrão utilizado em uma rede de distribuição (corrente alternada – CA).

👉 A Sirius trabalha exclusivamente com a tecnologia MLPE e somos especialistas no assunto. Se você é integrador, faça seu cadastro com a gente!

Como a tecnologia MLPE funciona?

A tecnologia MLPE otimiza a geração de energia a partir da luz solar.

Quando ela está presente, busca a maior potência para o funcionamento de cada módulo, garantindo o rendimento mesmo quando há diferenças na geração entre painéis do mesmo sistema.

Como exemplo, imagine que um deles é afetado por falha na instalação, sombreamento ou qualquer outro tipo de interferência.

Nesse caso, a MLPE entra em cena para assegurar a máxima potência, sem redução no rendimento.

Sem ela, a queda na produção seria inevitável, o que demonstra a grande vantagem da tecnologia.

A MLPE é geralmente aplicada a equipamentos microinversores e está menos presente nos tradicionais inversores string.

Um microinversor permite que cada módulo tenha uma autonomia na produção de energia, diferentemente dos inversores string, que fazem com que a menor produção de um módulo afete todo o conjunto.

Embora menos comum, a MLPE pode ser utilizada também em inversores string, onde vários painéis ligados em série são conectados a um inversor.

Para isso, porém, depende da instalação de otimizadores de energia individuais nos painéis.

É dessa forma que a MLPE separa a produção de energia de cada módulo, o que faz com que o sistema tenha um ganho diário de produção.

Mas as vantagens não param por aí, como vamos ver na sequência.

5 vantagens do sistema MLPE em energia solar

Você provavelmente já conhece as vantagens da energia solar: produção energética renovável, silenciosa, não-poluente, baixa manutenção e excelente custo-benefício.

Com a tecnologia MLPE, a energia solar fotovoltaica pode ficar ainda melhor e atrativa para diferentes perfis de clientes.

Conheça a seguir cinco benefícios:

  1. Segurança: como os painéis funcionam de forma individual, não há um acúmulo de energia, o que evita a entrada de uma alta voltagem na instalação
  2. Eficiência: a ligação individual dos painéis faz com que não haja um nivelamento por baixo da produção de energia, como ocorre com a tecnologia string. O sistema MLPE extrai o melhor de cada painel
  3. Tolerância à sombra: em um sistema tradicional, uma falha de um inversor string central por falta de luz do sol geralmente resulta em uma falha completa do sistema. Isso não ocorre com a MLPE
  4. Garantia: no sistema MLPE, a garantia pode ser até cinco vezes maior que no sistema tradicional
  5. Expansão: é possível ampliar o sistema fotovoltaico de forma mais simples em relação ao uso do string, que precisaria ser trocado por completo para ampliar, além de não possuir maiores custos adicionais.

Gostou de conhecer mais sobre a MLPE e suas vantagens?

A Sirius é especialista nessa tecnologia, fornecendo ao mercado fotovoltaico marcas de alta qualidade, como Deye e Solar Edge.

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão e compartilhe este conteúdo com sua rede!

O Autor

Especialista Sirius

Cadastre-se na Sirius!

A Sirius criou este conteúdo para ajudar você, integrador, a se manter atualizado sobre o mercado de energia solar. Faça agora seu cadastro, se torne parceiro de uma das melhores fornecedoras de insumos para projetos fotovoltaicos e aproveite vantagens como:

  • Garantia direta com a Sirius
  • Programa de fidelidade
  • Parcerias com bancos e financeiras
  • Encontro de parceiros
  • Suporte técnico personalizado
  • Frete diferenciado
  • Atendimento humanizado.
Mais artigos da Sirius

Seja um parceiro Sirius!

Com a Sirius, você trabalha com uma empresa séria, focada em oferecer excelência na qualidade de seus produtos e serviços, investe em um dos negócios que mais crescem no Brasil, utilizando uma fonte inesgotável de energia e com retorno garantido para o cliente. Além disso, sua empresa recebe suporte técnico continuo e gratuito.