Já conhece as vantagens do sistema on grid de energia solar?
Vale a pena ler este conteúdo e se informar.
São muitas as pessoas e empresas que procuram soluções limpas e sustentáveis de energia e, claro, querem reduzir a conta de luz.
Para todas elas, o sistema on grid é uma ótima solução.
Ele combina a inovação dos painéis solares com a segurança de ter acesso à energia elétrica a todo tempo proporcionada pelas tradicionais distribuidoras.
Quer saber mais sobre o que é e como funciona o sistema on grid, além de informações sobre como dimensionar a sua implementação?
Leia o texto até o final e fique por dentro!
Um sistema on grid é um modelo de energia solar fotovoltaico ligado à rede elétrica.
Como o nome sugere (“on grid”, em inglês, significa “na rede”), é ele que conecta o sistema gerador de energia solar à rede de distribuição.
A partir daí, a unidade entrega o excedente energético que não foi utilizado por ela.
A ideia é que, com o on grid, a companhia elétrica converta em créditos o excesso de energia solar gerado pela unidade.
Nasce aí o benefício mais popular da energia solar: a economia mensal na conta de luz pode chegar a 95%.
Os sistemas on grid, contudo, não são capazes de funcionar ou gerar eletricidade durante uma queda de energia na rede elétrica devido a razões de segurança.
Isso acontece porque os apagões geralmente ocorrem quando a rede elétrica é danificada.
Nesse caso, se o inversor solar ainda alimentar a eletricidade em uma rede danificada, isso colocaria em risco a segurança das pessoas que consertam as falhas na rede.
Além do sistema on grid, existem outros dois tipos de sistema solar fotovoltaico, são o off grid e o híbrido.
Confira um comparativo entre os três:
Assim como todo sistema fotovoltaico, o on grid transforma a energia solar em corrente contínua (CC) captada por painéis em energia em corrente alternada (CA), que é a utilizada tradicionalmente nas unidades consumidoras.
O conjunto de módulos fotovoltaicos é ligado a microinversores ou inversores, que, por sua vez, são conectados a um relógio bidirecional e à rede elétrica.
Para executar esse tipo de instalação, é preciso ter um projeto feito por um especialista e aprovado na concessionária de energia.
Agora que você já conhece o que é e como funciona um sistema on grid de energia solar, veja seus principais benefícios:
As possíveis desvantagens do sistema on grid são pontos de atenção que devem ser levados em conta ao comparar com outras opções, como o sistema off grid e o híbrido.
Acompanhe:
Ainda que seja produzida mais energia que a consumida, sempre será cobrada uma taxa mínima, que é referente à disponibilidade.
No Brasil, as companhias de energia elétrica não pagam aos usuários pela energia elétrica, como ocorre em outros países.
Assim, caso seja produzida mais energia que o total consumido, o usuário recebe um crédito, que pode ser usado em 60 meses.
Dependendo da companhia, é possível usar esse crédito para abater a conta de luz de outra unidade que esteja no mesmo CPF ou CNPJ.
A instalação de um sistema fotovoltaico fica a cargo de integradores, que são empresas especializadas nesse tipo de serviço, independente do perfil da unidade consumidora (indústria, comércio ou residência).
Para dimensionar o projeto e instalar o sistema, é preciso levar em conta os seguintes fatores:
Avalie tanto o terreno quanto a arquitetura do local que receberá a energia solar gerada pelo sistema on grid.
Ainda que a maioria dos painéis sejam instalados no telhado, há casos em que isso pode ser feito no chão, caso o potencial de captação solar seja maior; em telhados de garagens; sobre lagos e açudes, etc.
A incidência solar é medida pelo índice solarimétrico, que aponta a potência que uma área de 1m2 recebe diariamente.
O sombreamento, por sua vez, pode ser causado por objetos, elementos naturais (especialmente árvores) e construções ao redor.
Avalie qual foi a média mensal de energia elétrica gasta pelo usuário durante os últimos 12 meses e confira a tarifa cobrada pela distribuidora de energia na localidade.
Essas contas vão ajudar a projetar um sistema solar on grid que realmente faça a diferença em termos de economia.
O sistema on grid é composto pelos painéis solares e acessórios como módulos, inversores (como os da marca Solar Edge, utilizada pela Sirius), cabos e proteções.
Procure saber não só o custo de cada um, mas também sua procedência, considerando fatores como qualidade, durabilidade, potência e tecnologia envolvida.
O custo total de instalação de um sistema solar fotovoltaico on grid vem da soma do preço da mão de obra com os tipos, potência e número de equipamentos que serão usados.
Por fim, sempre procure por informações confiáveis em relação ao sistema on grid para que seja feito o melhor projeto possível para tirar proveito de suas vantagens.
O que acha de trocar experiências sobre esse sistema?
Compartilhe sua dúvida ou opinião nos comentários abaixo.