Você sabe como funciona a garantia de placas solares?
Em razão dos custos envolvidos e por ser um equipamento de longa vida, esse é um aspecto indispensável a observar ao investir em sistemas fotovoltaicos.
Se para quem trabalha com a venda e instalação de painéis pode haver dúvidas, imagine para o consumidor final, seja de empresas ou residências.
Afinal, quem se responsabiliza caso o produto apresente defeito? E se a geração de energia estiver abaixo do que o fabricante e fornecedor informam, o que acontece?
Essas e outras perguntas podem surgir. E quanto mais informações você tiver, mais seguro sobre o investimento o consumidor fica.
Felizmente, existem regras e normas claras sobre esse assunto, e você vai conhecê-las a partir de agora.
A Sirius é sua parceira e ajuda você a entender tudo sobre o mercado fotovoltaico.
Acompanhe este texto até o final!
Todas as placas de geração de energia fotovoltaica apresentam dois tipos de garantia:
Vale também destacar a garantia por tipo de equipamento, como inversores e microinversores.
Atualmente, o mercado costuma oferecer 10 a 12 anos para inversores (string) e 25 anos de geração de energia para os módulos.
A Sirius trabalha com prazos diferentes: são 25 anos na garantia estendida para microinversores, até 25 para inversores SE e uma garantia de 15 anos de fabricação e 30 de geração para módulos.
É muito mais segurança para seu investimento.
Não menos importante, é preciso sempre atentar para as garantias previstas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) que são aplicáveis a todos os produtos.
Nesse caso, existe um prazo legal de 90 dias contra problemas no equipamento desde a compra.
Isso sem contar a garantia contratual, essa sim, de responsabilidade das empresas envolvidas na fabricação e distribuição do equipamento.
Para se sentir mais seguro, a solução é apostar na qualidade.
A Sirius trabalha exclusivamente com a tecnologia MLPE, de maior eficiência energética.
Também fabrica e distribui placas com diferenciais estéticos (conheça um dos módulos fullblack) e de geração (bi-facial e grafeno).
Isso sem falar nos microinversores de marcas de alta qualidade no mercado fotovoltaico nacional, como Deye e Solar Edge.
Um projeto fotovoltaico é um investimento de longo prazo, no qual se espera um retorno sobre os custos envolvidos.
Portanto, é fundamental que o sistema funcione a todo vapor desde a sua instalação até o fim da sua vida útil.
Estima-se que um sistema de geração de energia à base de luz solar “se pague” com a economia gerada em um prazo que varia de 5 a 7 anos.
Lembrando, ainda, que é possível otimizar esse retorno por meio do sistema de compensação ou do compartilhamento de energia.
Ao longo de todo esse período, sempre vai existir a possibilidade de as placas apresentarem algum tipo de defeito com origem na fabricação ou mesmo na distribuição.
Sendo assim, a garantia é a proteção que assegura que o equipamento vai apresentar a performance esperada enquanto estiver ativo.
Cabe frisar que, em relação à geração, é praxe dos fabricantes garantirem potência de 90% nos doze primeiros anos.
A partir disso, a garantia reduz para 80%, tendo em conta o desgaste natural sofrido pelas placas.
Normalmente, as placas de geração de energia fotovoltaica duram cerca de 25 anos, podendo chegar a 30 em alguns casos.
Assim sendo, ao comprar o seu equipamento, procure certificar-se de que a garantia de placas solares cobre todo esse período.
Continue ligado no blog da Sirius e fique sempre a par do mercado de energia solar no Brasil.