Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on twitter
Painel monocristalino

Painel monocristalino: entenda sua função em projetos fotovoltaicos

Conhecer o painel monocristalino e seu funcionamento é uma informação valiosa para quem se interessa pela energia solar.

E a razão para isso é fácil de entender.

Afinal, com esse tipo de equipamento, você não só garante a captação de mais energia, como otimiza o espaço destinado à instalação das placas fotovoltaicas.

Neste conteúdo, vamos explicar como isso acontece.

O que é painel monocristalino e para que serve?

Em projetos fotovoltaicos, os painéis são utilizados para geração de energia, sendo a partir deles que ocorre a conversão de luz solar em energia elétrica.

Basicamente, são fabricados com dois tipos de material: silício policristalino ou silício monocristalino.

A diferença principal entre esses dois compostos é o grau de pureza, o que fica bastante claro nos painéis monocristalinos, que têm a cor mais uniforme.

Isso confere a eles uma capacidade maior de absorver a radiação solar do que os painéis policristalinos, compostos por silício desalinhado.

Cabe destacar que, além dessas duas opções, há no mercado os painéis de:

  • Silício amorfo
  • Telureto de cádmio
  • Filme fino.

De qualquer forma, o mercado mundial é hoje dominado pelos equipamentos poli e monocristalino. 

Segundo um estudo da Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC), 80% dos projetos de energia solar no mundo contam com pelo menos um desses tipos de painel.

E como agora você já sabe, eles são parte fundamental para gerar energia a partir da luz do sol.

Vantagens e desvantagens dos painéis fotovoltaicos monocristalinos

A principal vantagem do painel monocristalino sobre o policristalino é a sua maior eficiência energética, que pode chegar a 21%.

Seu aspecto límpido pode ser verificado não apenas pela uniformidade da cor, mas pelo alinhamento da peça, onde os cristais se apresentam em uma única linha.

Além disso, os módulos fullblack vêm com células de silício com tratamento preto, reduzindo a refração da luz e aumentando a absorção.

Por tudo isso, eles captam mais energia por espaço, demandando uma área menor para serem instalados.

Outra vantagem bastante considerável é a sua vida útil, estimada em até 30 anos. 

Ou seja, quem tem um painel monocristalino conta com um equipamento quase para a vida inteira.

Isso sem contar que, em condições de baixa incidência de luz solar, eles funcionam melhor que os painéis policristalinos.

E há desvantagens?

Não exatamente, mas podemos destacar um ponto de atenção sobre esse tipo de painel: é que a alta eficiência cobra um preço mais alto, encarecendo ligeiramente o produto.

Porém, a economia gerada ao longo dos anos compensa o investimento inicial.

👉 Integrador: que tal aproveitar as vantagens do sistema para conquistar clientes? Faça seu cadastro na Sirius!

Painel policristalino ou monocristalino: qual usar?

Considerando as características do painel monocristalino, pode parecer que não há motivos para escolher o policristalino.

No entanto, ele continua sendo uma opção, principalmente para quem quer poupar gastos ao instalar um sistema fotovoltaico.

Em razão do seu menor custo, os painéis policristalinos costumam ser empregados para projetos em áreas maiores.

Ainda que tenham uma eficiência um pouco menor (estima-se até 18%), ainda assim fornecem uma quantidade de energia elétrica bastante razoável.

De qualquer forma, pesa a favor dos equipamentos monocristalinos também o fato de ocuparem menos espaço, gerando mais energia.

E se o que você procura é qualidade, tecnologia e eficiência em projetos fotovoltaicos, a melhor escolha é ser um parceiro da Sirius.

Somos fabricantes e distribuidores dos módulos, que possuem diferenciais estéticos e de geração (bi-facial e grafeno).

Também somos parceiros dos maiores fornecedores de células e compostos tecnológicos do mundo, como ZNShine, Jollywood e Tongwei, garantindo a você o que há de melhor para projetos fotovoltaicos.

Faça seu cadastro!

O Autor

Especialista Sirius

Cadastre-se na Sirius!

A Sirius criou este conteúdo para ajudar você, integrador, a se manter atualizado sobre o mercado de energia solar. Faça agora seu cadastro, se torne parceiro de uma das melhores fornecedoras de insumos para projetos fotovoltaicos e aproveite vantagens como:

  • Garantia direta com a Sirius
  • Programa de fidelidade
  • Parcerias com bancos e financeiras
  • Encontro de parceiros
  • Suporte técnico personalizado
  • Frete diferenciado
  • Atendimento humanizado.
Mais artigos da Sirius

Seja um parceiro Sirius!

Com a Sirius, você trabalha com uma empresa séria, focada em oferecer excelência na qualidade de seus produtos e serviços, investe em um dos negócios que mais crescem no Brasil, utilizando uma fonte inesgotável de energia e com retorno garantido para o cliente. Além disso, sua empresa recebe suporte técnico continuo e gratuito.