Inversor ou microinversor

Inversor ou microinversor: diferença entre eles e qual o melhor

Inversor ou microinversor?

Fazer essa escolha é etapa obrigatória ao projetar um sistema de geração de energia fotovoltaica.

Estamos falando sobre um item fundamental, já que é a partir dele que a luz solar captada é convertida em energia elétrica.

Por isso, seu projeto precisa de equipamentos de qualidade, com atributos que exigem uma análise cuidadosa.

Se é verdade que a instalação de painéis fotovoltaicos demanda conhecimento técnico, a boa notícia é que muito ajuda contar com o melhor fornecedor.

Neste conteúdo, a Sirius explica para você o que considerar na decisão entre inversor ou microinversor.

Diferenças entre inversor ou microinversor

Ainda que tenham diferenças entre si, os inversores (também conhecidos como inversores string) fazem o mesmo que os microinversores. 

Ou seja, são eles os responsáveis por converter a corrente elétrica gerada pelo módulo em Corrente Contínua (CC – Alta Tensão) ou Corrente Alternada (CA – Baixa Tensão) e fazer com que esse fluxo de energia chegue até a rede elétrica da região.

O ponto principal não é tanto a função, mas as diferentes maneiras como cada tipo de equipamento a desempenha.

E isso tem muito a ver com um conceito que é chave em projetos fotovoltaicos: a eficiência energética.

Vamos entender melhor?

Eficiência energética

Os inversores tradicionais funcionam por tecnologia string, na qual os painéis fotovoltaicos geram energia como se fossem um só.

Já os microinversores operam de forma independente, com cada grupo de painéis contando com um Maximum Power Point Tracking (MPPT – Rastreador do Ponto de Máxima Potência) próprio.

Isso os torna mais eficientes, já que, se uma sombra incidir sobre um inversor string, leva à perda de eficiência em todos os outros, o que não acontece com os microinversores.

Em uma analogia, pense nas famosas luzinhas na árvore de Natal.

Se uma delas falhar, você gostaria que isso afetasse todas as demais?

É por isso que a Sirius trabalha exclusivamente com a tecnologia MLPE, que busca a maior potência para o funcionamento de cada módulo.

Isso permite a você garantir o rendimento mesmo quando há diferenças na geração entre painéis do mesmo sistema.

Com a tecnologia MLPE o cliente pode acompanhar o desempenho das placas em tempo real pelo aplicativo e, em alguns casos, até mesmo onde a energia está sendo consumida dentro da sua casa. 

👉 A Sirius é especialista em tecnologia MLPE. Se você é integrador, faça seu cadastro com a gente!

Há desvantagens nos microinversores?

Como vimos até aqui, os microinversores são a opção mais vantajosa, já que geram mais energia por painel instalado.

Porém, você pode estar preocupado quanto à dificuldade de acesso a esse tipo de equipamento, que não é tão facilmente encontrado no mercado.

Nesse caso, além de contar com insumos para a instalação em si, poderia haver impactos na manutenção (que se torna mais cara devido à escassez para reposição de peças).

Se esse for o caso, deixe a preocupação de lado: a Sirius fornece marcas de alta qualidade no mercado fotovoltaico nacional, como Deye e Solar Edge além de oferecer o serviço de suporte técnico exclusivo de microinversores para seus clientes.

Isso sem falar na garantia estendida, que soma mais 25 anos ao tempo de fábrica nos microinversores.

Esse prazo da Sirius supera muito a média do mercado, que pratica garantias que variam de 7 a 15 anos, no máximo, para os inversores string.

Então, seja o seu projeto de pequeno ou grande porte, comercial ou residencial, pode contar com a gente!

Qual é melhor: inversor ou microinversor?

Decidir por um inversor ou microinversor é um processo mais simples quando você conta com o apoio de especialistas no assunto.

Eles vão orientar você em relação a aspectos como viabilidade, custos, potencial energético e muitos outros detalhes essenciais para a instalação de painéis fotovoltaicos.

Nesse caso, conte com a Sirius e nossos mais de dez anos de experiência no segmento de energia solar para realizar o seu projeto. 

Tenha em sua casa a energia do futuro, hoje!

O Autor

Especialista Sirius

Cadastre-se na Sirius!

A Sirius criou este conteúdo para ajudar você, integrador, a se manter atualizado sobre o mercado de energia solar. Faça agora seu cadastro, se torne parceiro de uma das melhores fornecedoras de insumos para projetos fotovoltaicos e aproveite vantagens como:

  • Garantia direta com a Sirius
  • Programa de fidelidade
  • Parcerias com bancos e financeiras
  • Encontro de parceiros
  • Suporte técnico personalizado
  • Frete diferenciado
  • Atendimento humanizado.
Mais artigos da Sirius

Seja um parceiro Sirius!

Com a Sirius, você trabalha com uma empresa séria, focada em oferecer excelência na qualidade de seus produtos e serviços, investe em um dos negócios que mais crescem no Brasil, utilizando uma fonte inesgotável de energia e com retorno garantido para o cliente. Além disso, sua empresa recebe suporte técnico continuo e gratuito.