O monitoramento de energia solar é parte importante de um projeto de geração de energia fotovoltaica depois de sua instalação.
Essa é forma como os usuários de sistemas desse tipo se mantêm informados sobre a performance do equipamento, entre outros aspectos.
Seria mais ou menos como um veículo que, enquanto está em movimento, apresenta em seu painel uma série de dados de interesse do condutor.
Confira neste conteúdo como o monitoramento de energia solar é realizado e o que deve ser levado em consideração na análise dos dados.
A energia solar está em franca expansão no Brasil, com crescimento recorde de 212% ao ano, segundo os dados mais recentes da ANEEL.
Todo esse avanço pode ser creditado às muitas vantagens dessa forma de geração energética, que é limpa, ecológica e sustentável por excelência.
Uma delas é que ela permite o monitoramento em tempo real, sem a necessidade de leituras em aparelhos pouco práticos, como os tradicionais relógios das concessionárias de energia.
No caso da energia solar fotovoltaica, tudo é feito online, com ajuda de softwares de fácil leitura, nos quais uma série de dados relevantes para o usuário são mostrados.
Assim, informações sobre desempenho e eficiência do sistema são facilmente acessadas, o que ajuda o consumidor a entender melhor o retorno do investimento realizado.
Quem adere aos painéis fotovoltaicos para produção independente de energia o faz em razão dos diversos benefícios, em especial a redução do impacto ambiental e dos custos.
Mas, para isso, é necessário que o sistema de geração instalado apresente resultados concretos sobre sua operação, concorda?
Por isso, junto à instalação das placas de geração de energia, também deve ser instalado um sistema que permita monitorar essa produção.
Dessa forma, diferentes integradores e clientes finais, têm acesso a um amplo “arsenal” de dados, com os quais podem avaliar a performance dos seus respectivos sistemas.
Assim, podem avaliar sua eficiência, confirmando ou não as expectativas a respeito do potencial energético e da produção como um todo.
Quando damos a partida em um carro de passeio, seu painel transmite diversas informações a respeito do estado do veículo enquanto está em movimento ou parado.
Nesse caso, se o carro vier a apresentar algum vazamento de óleo, por exemplo, o motorista será notificado, podendo assim proceder o reparo necessário.
O monitoramento de energia solar segue uma lógica parecida.
Sua finalidade, como vimos, é abastecer o integrador e/ou cliente com informações úteis sobre sua performance e estado geral.
Além disso, ele também mostra dados que evidenciam sua performance em um nível de retorno sobre o investimento.
Nesse sentido, um sistema de monitoramento precisa revelar alguns dados fundamentais, como os que destacamos abaixo.
O mais importante dos dados revelados pelo monitoramento de energia solar é o quanto de energia está sendo produzida no exato momento em que ele é feito.
Assim, o proprietário do sistema pode confirmar ou não se as placas estão de fato operando no máximo de suas capacidades ou se há algum possível defeito comprometendo o equipamento.
A energia solar é considerada a energia do futuro.
Isso porque, além de econômica e eficiente, ela tem uma forte ligação com a questão ambiental.
Trata-se de uma fonte limpa, não poluente e que, como tal, leva a uma muito bem-vinda redução na emissão de gases do efeito estufa, principalmente de gás carbônico (CO2).
Isso sem contar que, ao optar pela energia solar, você colabora diretamente para a redução do desmatamento, já que a demanda por áreas alagadas para construir hidrelétricas é reduzida.
Tudo isso pode também ser monitorado em tempo real, justificando ainda mais o investimento em placas fotovoltaicas.
Em projetos de geração de energia à base de luz solar, é comum que haja uma produção residual que, por sua vez, pode ser redistribuída.
Sendo assim, o monitoramento permite que o total produzido seja calculado por dia, mês ou ano, de maneira que se saiba exatamente quanto o equipamento gerou.
O mesmo se aplica a quanto se deixa de gastar optando pela linha fotovoltaica de produção de energia elétrica.
Para isso, o sistema de monitoramento considera as tarifas da concessionária que atende à região, oferecendo um painel que mostra quanto seria gasto se ainda estivesse limitado a ela.
Como vimos, sobram motivos para preferir a energia solar em casas ou empresas.
O monitoramento energia solar permite não só que se tenha o controle sobre a energia gerada, como aumenta a transparência em relação às tarifas sobre a energia elétrica.
Isso faz com que as placas fotovoltaicas sejam uma alternativa com excelente custo-benefício e retorno garantido sobre o investimento. Acompanhe os conteúdos publicados no blog da Sirius e fique sempre a par do incrível mercado de geração de energia solar no Brasil e no mundo!